About

eXTReMe Tracker

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Henri Cartier-Bresson


No início se dedicou a fotografia esportiva, porém sua passagem a fotografia documental foi onde alcançou seu maior destaque. Neste período fundou a instituição de fotografia mais famosa do mundo ao lado de seu amigo Robert Capa, a “Agência Magnun”.
Em sua carreira, Bresson teve a oportunidade de fotografar grandes personalidades do século passado como Fidel Castro, Pablo Picasso, Édith Piaf, Che Guevara, Henri Matisse, entre muitos outros. Cobriu também o funeral de Gandhi e a Guerra Civil Espanhola, onde filmou o documentário “Victorie la Vie”. Fez parte da Unidade de Cinema e Fotografia do exército francês, onde acabou filmando a entrada triunfal de Mao Zedong a Pequim. Foi também o primeiro fotógrafo a entrar na Rússia após a morte do estadista Stalín.
Bresson foi o primeiro fotógrafo da história a ter imagens expostas no Museu do Louvre em 1955.
O fotógrafo é o responsável pela teoria do “instante decisivo”, que se tratava em colocar a cabeça, o olho e o coração no momento “clímax” em que se desenvolve a ação a ser fotografada.
Henri deixou uma lista com 10 coisas que o fotógrafo deve se preocupar ao retratar o cenário urbano. Confira!
1) Cuidar da geometria e composição
2) Ser paciente
3) Viajar
4) Escolher e ficar com uma lente
5) Tirar fotos de crianças
6) Ser discreto
7) Olhar o mundo como um pintor
8) Não recortar as fotos
9) Não se preocupar com o processo
10) Se esforçar por lograr imagens melhores
O fotógrafo sempre tem dúvida: que angulo tomar, que diafragma e velocidade escolher, que filme fotográfico preferir... mas não deve duvidar nunca na hora de disparar a sua câmera.
Henri Cartier-Bresson nasceu em Paris/França (1908/2004) e é considerado por muitos o pai da foto reportagem. Aos 23 anos, começou a fotografar com sua primeira máquina uma “Kodak Box Brownie” e um ano depois, adquiriu sua primeira “Leica”.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More