About

eXTReMe Tracker

domingo, 4 de setembro de 2011

Cuide bem de sua máquina fotográfica

A primeira coisa a fazer é cuidar da câmara que você já possui. Qualquer aparelho fotográfico, por mais simples que seja, deve ser tratado com cuidado que merece um mecanismo delicado e sensível. Nunca force uma alavanca ou um botão. Se algo não esta funcionando bem, pare e tente rever o que você fez, pois provavelmente ocorreu um erro de operação. Se não for possível resolver, um bom mecânico dará solução. E, será sempre muito mais fácil e barato consertar um mecanismo emperrado do que outro, quebrado pela impaciência do usuário. Outro cuidado é manter seu equipamento sempre limpo.
Convém ter um pincel macio para retirar a poeira do corpo da câmara, outro para fazer o mesmo com a lente, um assoprador, algodão e um líquido especial para limpar lentes. A objetiva e o coração da câmara e se estiver suja, riscada ou engordurada comprometera irremediavelmente a qualidade do produto final. Uma marca de dedo, por exemplo, se não for retirada, um mês depois se tornara indelével. Não sai mais nem com promessa ao santo. Outro detalhe é que o vidro óptico, dado sua composição, risca com facilidade. Portanto, tome cuidado.
De maneira geral deve se evitar qualquer contato com a lente, mesmo na limpeza. Se esta puder ser feita apenas com um assoprador para retirar os grãos de poeira, ótimo. Caso contrário use um pincel e, se necessário, um algodão levemente embebido em líquido limpa lentes. Passe em seguida um algodão seco, em leves movimentos circulares, até que ele deslize suavemente pela superfície. Se o preço de um assoprador acoplado a um pincel especial de limpeza para lentes for muito alto, você pode comprar um pincel chato, de pelo de marta, de um cm. de largura, para o corpo e outro de 0,5cm para a lente, em loja de cosmeticos.
O assoprador pode ser comprado na farmácia que vende uma bombinha de borracha ótima para estes fins. Devido à fragilidade das lentes, um bom investimento é um filtro UV para funcionar permanentemente como capa ótica. Dessa forma, todo o possível contato ou dano ocorre com o filtro, preservando o elemento frontal da objetiva. Outros grandes inimigos do seu equipamento são os fungos, dos quais o mofo é a forma mais conhecida. Este microorganismo tem um grande apetite por lentes fotográficas, proliferando mais facilmente em lugares úmidos e escuros.
Os danos causados pelos fungos vão de manchas no vidro ótico até verdadeiros sulcos em forma de tramas, que são irreversíveis. Por isso, guarde sempre o equipamento em lugar seco e, mesmo assim, se por muito tempo, revise-o periodicamente, fazendo-o tomar sol direto pelo mesmo uma vez por mês, todo aberto.
Os fungos odeiam o sol. Tome ainda muito cuidado com excesso de calor. Areia, água do mar e maresia são extremamente danosos e corrosivos. Se for a praia com a câmara deixe-a bem protegida quando não estiver em uso. Dentro de um saco plástico branco bem fechado, por exemplo.
Texto: Enio Leite Focus
Escola de Fotografia

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More