About

eXTReMe Tracker

sábado, 16 de julho de 2011

Análises de Imagens a partir das Cores do Brasil - Walter Firmo

O Fotógrafo Walter Firmo já esteve outras vezes em Parnaíba realizando trabalhos no SESC. Desta vez dentro de uma viagem de férias que o SESC o convida para ministrar o Workshop "Análises de Imagens a partir das Cores do Brasil".
O premiado fotógrafo carioca é uma das principais referências do foto jornalismo brasileiro. Um "engenheiro da imagem", como ele mesmo gosta de se definir, ao reinventar a realidade, tendo a fotografia como meio de comunicar aquilo que sente e capta do mundo.

Foto Helder Fontenele
 Walter Firmo estreou no Jornal "Última Hora" em 1957, e desde então esteve presente nos mais importantes veículos da imprensa escrita do Brasil, tais como o "Jornal do Brasil" e as revistas "Realidade" e "Manchete". Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional da Fotografia  da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), e a partir de 1992 ele vem distribuindo suas experiências com cursos e palestras por todo o Brasil.


O SESC Piauí através do SESC Avenida aproveitando a passagem do fotógrafo em Parnaíba promove dia 20 de julho de 2011, o Workshop de fotografia “Analises de Imagens a partir das cores do Brasil” c/ Walter Firmo, possibilitando assim conhecimentos amplos no campo da fotografia, tendo como referência a experiência fotográfica de um fotografo consagrado, visando ampliar e inspirar as experiências plásticas e imagéticas dos participantes atendendo as necessidades que se insere na vida e no mercado de trabalho sem perder de vista a dimensão artística.

O Workshop é destinado a todos que se interessam pela arte fotográfica como: artistas plásticos, fotógrafos amadores e profissionais, publicitários, designers, jornalistas, estudantes, e comunidade em geral com conhecimentos básicos no assunto, objetivando afinar o olhar e ampliar o fazer fotográfico em Parnaíba a partir de análises sob a ótica e a lente de Walter Firmo.

Durante o workshop serão feito análises de imagens que mostram um povo feliz nas paisagens mais interessantes, insólitas, retratando assim o povo brasileiro nas suas mais variadas nuanças. Walter Firmo esclarece que, “Nos cursos, workshops e palestras procuro falar sobre a consciência da cor, enfatizando o fato de morarmos num país tropical. Um lugar de cores quentes, que se associam às sensações de calor, adrenalina e alegria”. Como ele mesmo confessa. Para ele, “A cor é símbolo de alegria, poesia e música, um tipo de romantismo impressionista para a fotografia. O Brasil é um País que vive numa explosão de cores, seja através de suas praias e de seus muitos cenários”.
O workshop oferecerá conhecimentos teóricos de fotografia abordando e discutindo elementos como cor, luz, composição que, em conjunto, desenvolvem um olhar mais apurado para o momento captado. O evento será capaz de promover o desenvolvimento da arte fotográfica como assim já sendo observado pelos incentivos e espaços criados pelo SESC ocorridos anteriormente por meio de cursos workshops e exposições fotográficas tendo a fotografia como veiculo principal.

Endereço eletrônico para busca e pesquisa sobre o fotógrafo: 



As inscrições estão abertas de 18 a 20 de julho de 2011, 8h às 12h e de 14h às 18h no SESC Avenida, na Central de Atendimento com valor promocional:

Comerciários e dependentes: R$ 5,00
Usuários: R$ 15.00

Vagas limitadas
Data: 20/07
Horário: 19 às 22h

Local: SESC Avenida



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More