About

eXTReMe Tracker

terça-feira, 28 de junho de 2011

Memórias de um Varal

Tudo começou em março quando o Airton propôs que fizéssemos logo um Varal para poder agitar e promover o grupo e então foram propostos dois temas - Tabuleiros Litorâneos e a Grande Maré, que se aproximava de nossa linda e pequena costa litorânea. No começo pensei com meus botões que o tema ia ser um pouco "feio", mas disseram que era para conscientizar o povo, então topamos. 
Uns foram no sábado na Pedra do Sal e outro grupo foi ao Coqueiro, saímos eu, Edilson, Alessandra e Airton em um carro e Paulo e Marta já estavam nos esperando na Praia, chegando lá fomos conhecer a Pousada do Itaqui, lá fomos subir no mirante para fotografarmos e de fato é muito bonito mas pensa num lugar ruim de descer, fiquei amarelo de medo de descer sem falar no medo que eu estava do mirante cair com o nosso peso.
Mas como a luz já estava cessando corremos rumo ao Coqueiro para fotografar o nosso tema já quase ao anoitecer, e à noite minha máquina e eu não nos unimos e voces já devem imaginar a porcaria que ficaram as fotos, e ficaram piores ainda quando "revelei" em meu PC.
Na próxima reunião ficou acordado que o tema do Varal ia ser mesmo a maré, e aí pensei nas minhas fotos que tinham ficado ruins demais, mas fiquei quieto pensando que o Varal não ia sair do papel, mas como vi que o tema ia ser mesmo a Maré tirei um dia em que a Carmem ia para a Escola Rui Barbosa na Ilha Grande e bem cedinho fui à Pedra do Sal tirar as minhas fotos, e de fato a Maré tinha feito um senhor estrago principalmente nos bares que já não eram grande coisa e agora ficaram piores ainda, era saco de areia, troncos caídos, barracas no chão e "privadas" à mostra, e ai vi que o tema proposto dava para ficar bonito no papel.
E fomos à dura tarefa de escolher as fotos do Varal,  combinamos que íamos colocar 5 fotos de cada membro, mas como só éramos 7, as fotos iam ficar poucas demais e aí resolvemos que ia ficar a critério dos membros a quantidade de fotos que iam ser enviadas ao Varal.
Fomos então atrás do preço e notamos que aqui em Parnaíba saía bem salgado a impressão 20 x 30, e então o Airton conseguiu em Teresina por um preço bem acessível, mas o principal estava faltando, o local em que o Varal ia ser instalado, pensamos em vários locais, mas todos eles ficavam inviáveis para nós, quando pensamos no espaço do supermercado Carvalho na São Sebastião, e aíi eu e Airton fomos falar com a gerência que no primeiro momento nos desanimou dizendo que era impossível fazermos o Varal no estabelecimento, mas mesmo assim ele pediu para ligarmos para a gerência em Teresina e na mesma hora disseram para nós mandarmos um oficio para eles, passou quase 15 dias para a resposta positiva chegar e tinhamos menos de 20 dias para aprontarmos tudo, nem foto impressa, nem mídia e nem nada estava pronto naquele momento somente a idéia do Varal, e chegou a Semana Santa e nada estava pronto.
Só na segunda-feira dia 25 de abril é que mandamos as fotos para Teresina com a promessa de recebermos na quarta-feira, consegui uma pessoa para pegar as fotos mas chegando lá elas ainda não estavam impressas, prometeram para quinta-feira pela manhã, e quando fui na transportadora para pegar as fotos disseram que não tinham trazido nenhum envelope com fotos,  e na mesma hora ligaram para Teresina e disseram que as fotos tinham sido enviadas para Picos ao invés de Parnaíba e ai a pressão subiu, e ao ligar para o responsável da transportadora ele foi muito solicito e disse que ia mandar imprimir as fotos sem nenhum custo para nós, e nos enviou pela Guanabara, chegando em minhas mãos por volta das 17 horas.

Mas à noite era muito curta para colarmos as fotos no papel cartão e agilizarmos o resto do Varal, e ai decidimos que não ia mais ter Varal na Praça da Graça pois o tempo e a chuva era o nosso maior inimigo.

Mas aí veio o que eu tanto temia como íamos montar o Varal propriamente dito com as fotos, o Edilson arrumou uns potes de barro até bonitos mas além de ser frágeis não iam segurar a corda do Varal, fui em uma serralheria e me prometeram que às 14 horas entregavam 2 estruturas de ferro para a montagem do Varal, e para a minha sorte e do grupo encontrei com a Marilda Pessôa da Floricultura Bela Rosa e ela arrumou 2 estruturas de ferro para a montagem do nosso Varal.
Cheguei no Supermercado Carvalho às 14h30 e ainda não tinha ninguém do grupo, somente depois de aproximadamente 10 minutos é que a Alessandra chegou, e quando fomos montar o Varal propriamente dito é que o bicho pegou. As 2 estruturas de ferro não ficaram fixas com a corda, e só depois de muita luta e ajuda de umas meninas que trabalham na parte do cartão de crédito é que conseguimos definitivamente armarmos o nosso Varal.
Com o Varal já armado já iamos recebendo os primeiros elogios pelas fotos e por nossa brava e pioneira iniciativa em Parnaíba, e logo depois chegou o Edilson, e este chegando já foi logo fazendo um "auê" daqueles, ele simplesmente não achou uma de suas "filhas" como o Airton chama as suas fotografias, e ai sobrou para todo mundo, dizendo em alto e bom som que só tinha impresso 5 fotos e apenas 4 de suas fotos estavam expostas, e cerca de 10 minutos depois é que ele acha a foto que estava devidamente exposta no Varal e vem com a maior cara limpa nos pedir desculpas.
No meu entender e de todo o grupo que fez acontecer o Varal foi um grande sucesso de público e critica e as falhas que porventura tiveram serão sanadas no próximo Varal.


Por: Helder Fontenele

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More