About

eXTReMe Tracker

quarta-feira, 29 de junho de 2011

20 Dicas para Fotografar na Rua


1 – Quanto menos melhor

Não carregue muito equipamento, isso irá facilitar sua movimentação para conseguir clicar fotos de maneira mais rápida.
2 – Fuja de clichês
Evite as fotos turísticas – tente fazer imagens com cara de ‘behind the scenes’, dando um ar mais de ‘vida real’ para as cenas que clicar. 
3 – Momentos roubados
Faça imagens das pessoas antes que elas se posicionem para serem fotografadas.
4 – Cores verdadeiras
O preto e branco é a opção mais utilizada quando a intenção é fotografar pelas ruas, mas não deixe as cores de lado. Elas também são muito atrativas e conferem ótimos resultados. 
5 – Por trás
Geralmente o que está acontecendo ou o que existe atrás do seu assunto principal também pode render boas imagens. Busque por outros detalhes do assunto para fazer imagens mais atrativas.





6 – Diagonal
Fuja um pouco do enquadramento horizontal tradicional. Fazer fotos em diagonal pode deixar suas imagens de rua muito mais interessantes. 
7 – Atrativos diferenciados
Ouse na hora de pensar na composição das fotos. O assunto principal pode ficar mais atrativo com uma produção diferenciada.
8 – Arte na rua
Artistas de rua, paradas, festas e qualquer outro tipo de entretenimento de rua são excelentes escolhas e, geralmente, resultam em boas fotos. 
9 – Além das ruas
Lugares onde as pessoas costumam se reunir em grande número também resultam em boas fotografias, como, por exemplo, zoológicos, shows, parques, eventos esportivos etc. 
10 - Novos ângulos
Encontre maneiras de ficar mais alto ou mais baixo, por exemplo - essas novas perspectivas incomuns podem prender a atenção dos observadores. 
11 - A prática leva à perfeição
Com o tempo as suas técnicas fotográficas sempre melhoram. Você não apenas aumentará seus conhecimentos técnicos, mas também escolherá melhor os assuntos para serem feitos na rua. 
12 - Detalhes
Às vezes a melhor coisa que você pode fazer é chegar bem perto do assunto - você até pode encontrar algumas dificuldades, mas sempre conseguirá belas imagens. 
13 - Divirta-se com o sol
Geralmente as pessoas evitam a fotografar com a forte luz do sol que produz grande contraste entre luz e sombras, mas nas ruas você pode quebrar as “regras” e fazer belíssimas imagens.
14 - Sempre pronto
Deixe sua câmera sempre preparada, você nunca sabe o que pode acontecer. Facilitar o acesso à câmera te ajuda a não perder nenhuma oportunidade.
15 - Visite sempre
Fotografias de rua não precisam ser totalmente espontâneas, se você encontrar uma cena em potencial volte para fotografá-la quando for possível. 
16 - Movimentos congelados
A rua é um lugar de movimento, para capturá-lo e fazer boas fotos tenha certeza que o seu obturador está definido em velocidade suficiente. 1/125 ou mais com um ISO mínimo de 400 é o mais recomendado. Mas você também pode optar por velocidades mais baixas para fotografar os movimentos com pequenos “borrões”, que também são muito interessantes para o observador.
17 - Faça parte
Misture-se nas cenas, tire fotos discretamente, sem que ninguém perceba. 
18 - Vida através das lentes
Exagerar na perspectiva te ajuda a colocar o assunto em um contexto que atrai o olhar, com grande profundidade de campo. 
19 - Não arrume problemas
As pessoas ficam desconfiadas quando são fotografadas de repente, portanto faça fotos em lugares que seja comum outras pessoas fotografarem. Sorria, seja educado e esteja preparado para deletar fotos se alguém reclamar.
20 - Localização
Isso é essencial sempre! Escolha lugares onde as pessoas se encontram para interagirem umas com as outras, e horários nos quais elas estejam mais presentes.


Fonte:
Eliane Terrataca
Fotos:
Helder Fontenele

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More